Crescimento exponencial: 5 dicas para fazer sua empresa chegar lá!

Crescimento exponencial: 5 dicas para fazer sua empresa chegar lá!

Alcançar um crescimento exponencial não é tarefa fácil, afinal, existem muitos desafios que precisam ser considerados. O mercado está cada vez mais competitivo, os clientes exigentes e há certa escassez de mão de obra qualificada.

No entanto, com as táticas corretas, é possível deixar a empresa mais preparada. É preciso reunir uma equipe de alta performance, estabelecer metas desafiadoras, mensurar os resultados e melhorar continuamente.

Reunimos uma série de informações sobre o assunto e dicas sobre como obter um crescimento exponencial em sua empresa. Continue a leitura e fique por dentro do tema!

1. Construa uma equipe de alta performance

Qualquer meta ou objetivo de um negócio só pode ser alcançado com profissionais engajados, alinhados e comprometidos. Então, é preciso construir equipes de alta performance, eficazes em entregar os resultados desejados.

Existem diversas maneiras de turbinar a produtividade da sua equipe. Uma das principais é gerar feedbacks contínuos, garantindo que cada profissional entenda seus pontos de melhoria e possa entregar resultados exponenciais no trabalho.

2. Tenha processos muito bem definidos

É de suma importância ter processos bem estabelecidos. Eles garantem que um número menor de erros surja e que as tarefas diárias sejam realizadas com mais qualidade e rapidez, otimizando os resultados do empreendimento.

Para tanto, o fluxograma é uma ótima ferramenta. Consiste na representação gráfica do processo, com figuras geométricas, linhas e pequenos blocos de texto, indicando tudo o que deve ser feito e em que sequência. Assim, é possível ter alinhamento.

3. Estabeleça metas desafiadoras

Boas metas funcionam como uma bússola, pois ajudam a direcionar os profissionais e aumentar a produtividade. O gestor ou empresário deve saber como desdobrar os objetivos maiores em metas menores, o que comumente é feito com o método OKR.

Consiste em definir um objetivo maior, como ser líder de mercado, depois desdobrá-lo em resultados-chave menores, como aumentar em 5% o número de vendas ou reduzir a saída de clientes em 3%, por exemplo. Esse método tem sido cada vez mais usado.

4. Mensure os resultados obtidos

O gestor também deve conhecer suas métricas de desempenho, avaliando se o crescimento e os resultados obtidos estão de acordo com o desejado ou precisam de ajustes. Dentre as principais métricas, é possível destacar:

A métrica pode variar bastante de acordo com as metas e os objetivos já estabelecidos, então é preciso considerá-los. Logo, terá uma visão mais sistêmica do negócio.

5. Conte com uma boa consultoria

É inegável que algumas das maiores empresas da atualidade passaram por consultorias. Realizado por consultores de elevada expertise, o processo contribui para que uma série de novas técnicas seja incorporada à empresa, tornando-a mais eficaz.

Na maioria dos casos, a consultoria começa com um diagnóstico do negócio, avaliando em que condições está e o que deverá ser feito para atingir objetivos maiores. Assim, mesmo à beira da falência, as empresas podem se reerguer e crescer.

Como foi possível observar, existem diversas dicas para obter um crescimento exponencial. É preciso contar com uma equipe de alta performance, definir processos claros, estabelecer metas desafiadoras, mensurar os resultados e contar com uma ótima consultoria.

Conclusão 

Chegamos ao final do nosso texto, esperamos que possa ter sido útil para você. Vamos recapitular os tópicos? Para que sua empresa possa ter um crescimento exponencial é preciso que tenha uma equipe engajada em fazer o seu melhor sempre, ter processos muito bem definidos para que a assertividade das entregas seja sempre alta e com poucos erros. Além disso, tenha metas desafiadoras! Faça com que você e sua equipe fiquem sempre fora da zona de conforto, mas lembre-se metas desafiadoras são diferentes de metas impossíveis use sempre seus resultados anteriores baseados em dados para definir suas novas metas. 

A mensuração também é importante, não adianta nada executar diversas ações e no final das contas não ter nenhum dado concreto sobre o que cada ação resultou, como cada setor da empresa performou, como você vai saber onde estão as falhas e os acertos? E por último mas não menos importante, conte uma consultoria na sua área de atuação, uma consultoria lhe ajudará a enxergar pontos que você não consegue ver no seu dia a dia. 

Para complementar a leitura, criamos um verdadeiro guia para garantir que o seu time seja uma equipe engajada em dar o seu melhor! Baixe o mesmo clicando no banner abaixo. Boa leitura!

Guia Prático para o sucesso!

Postagens relacionadas
Existe um passo a passo para ser um líder de sucesso?
Existe um passo a passo para ser um líder de sucesso?
Trabalho X Qualidade de vida: como melhorar sua gestão de tempo
Trabalho X Qualidade de vida: como melhorar sua gestão de tempo
Liderança: é possível desenvolvê-la?
Liderança: é possível desenvolvê-la?
6 características que diferenciam um líder de um chefe
6 características que diferenciam um líder de um chefe
O Mercado de Trabalho exige mais do que conhecimento!
O Mercado de Trabalho exige mais do que conhecimento!
As 10 melhores dicas para Gestão de Pessoas!
As 10 melhores dicas para Gestão de Pessoas!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web