O que é a consultoria empresarial

Consultoria empresarial, descubra o que é e seus benefícios

Você deseja saber o que é a consultoria empresarial? No blog post de hoje vamos apresentar alguns exemplos, quais os benefícios para você e seu negócio, como escolher um bom consultor e por que contratar.

Ao decidir empreender, o profissional precisa apresentar certas características que favoreçam o bom desenvolvimento do negócio. Capacidade de liderança e gestão são alguns critérios, mas claro, a lista não para por aí.

Para ser um profissional bem-sucedido não basta apenas ter alguns diplomas, é preciso ter entendimento e expertise de mercado. E isso só vem com a vivência, concorda?

Como tempo de sobra é algo escasso e a busca por retornos breves é grande, não há tempo de se aprender tudo com a vida, e por isso, a consultoria empresarial pode ser um bom caminho.

Mas afinal, o que é a consultoria empresarial? 

A consultoria empresarial é um serviço especializado em otimizar a gestão do negócio em diferentes áreas. Por meio dela é disponibilizado profissionais especializados em setores como administração, marketing, jurídico e contabilidade, por exemplo. Eles ajudam os empreendedores a ajustar processos internos da empresa, com o objetivo de atingir melhores resultados.

Muito se classifica o trabalho de consultoria empresarial como algo necessário apenas quando a empresa está passando por momentos difíceis. Mas, é preciso se desvincular desse pensamento, pois ela se faz importante também em momentos de progresso, como o lançamento de um novo produto ou a abertura de uma nova filial, por exemplo. Momentos cruciais  da empresa, que exigem as melhores tomadas de decisão.

Mas afinal, o que é a consultoria empresarial

Exemplos de consultorias empresariais 

Existe alguma infinidade de consultorias empresariais, mas queremos lhe apresentar algumas que são mais comuns e outras que são mais recentes no mercado. Estas que fornecem um leque ainda maior afim de auxiliar seu negócio a obter o sucesso em, literalmente, todas as áreas da sua empresa.

  • Consultoria Empreenda Express: ela é a consultoria empresarial mais rápida, que responde a seguinte pergunta: E agora, o que eu faço? Ela vai lhe responder dúvidas sobre empreendedorismo, inovação, identificação de oportunidades e tomadas de decisão. Independente da questão a ser enfrentada, através de metodologia ágil, ela vai lhe ajudar.
  • Consultoria de Vendas: quem não deseja vender mais? Essa consultoria empresarial vai diagnosticar e alinhar o Planejamento de Vendas. Através dela serão analisadas as estratégias adotadas e as que precisam ser implantadas/melhoradas. Ela favorece ações em relação a equipe, área de atuação, aumento do lucro, produtividade da equipe comercial, dentre outros.
  • Consultoria de Plano Estratégico: quer expandir sua empresa e não sabe qual caminho trilhar? Essa consultoria auxilia na definição e planejamento do crescimento da sua empresa. Focada em Microempresas, ela oferece maior suporte e conhecimento a fim de que as tomadas de decisão do empreendedor sejam mais assertivas e ofereçam bons resultados.
  • Consultoria de Marketing: como sua empresa se comunica no mercado? Através do Planejamento de Marketing é realizada uma análise profunda de todos os componentes que influenciam sua presença no mercado. Concorrência, estudo do público-alvo, tendências, características dos produtos, dentre outros, são examinados.
  • Consultoria Vídeo Institucional: De acordo com relatório “Mídias Sociais 360º”, no Facebook, as postagens em vídeo foram crescendo de menos de 10%, entre 2015 e 2016, para cerca de 40% do conteúdo publicado em 2017. Vídeo é um caminho promissor na divulgação da sua empresa. Por meio de um vídeo institucional, você pode contar a história da sua empresa e explicar o que ela faz de uma forma muito mais dinâmica. Essa consultoria vai auxiliar na melhor estruturação do roteiro, através da coleta de ideias e referências, com o objetivo de transmitir uma mensagem que carregue consigo a essência da empresa.
  • Consultoria Digital Mídias Sociais: sua visibilidade na internet está baixa? Através de uma entrega mensal, sua empresa recebe a produção de conteúdo (arte, texto e vídeo) para as redes sociais, bem como, monitoramento dessas ações e um relatório dos resultados. A consultoria define estratégias para serem implementadas por meio desses conteúdos, com o intuito de atrair seu público-alvo nas mídias digitais.

Benefícios da consultoria empresarial 

Benefícios da consultoria empresarial

Metas e objetivos podem ser alcançados com maior facilidade através do auxílio de uma consultoria empresarial. Veja algumas vantagens:

  • Know-How especializado: a vasta experiência que os consultores possuem no mercado e os projetos já implementados em diferentes negócios, de diferente ramos, os torna profissionais altamente capacitados. Essa expertise favorece a identificação dos problemas que atuam como uma barreira no crescimento do seu negócio.
  • Foco na resolução do problema: essa forma de consultoria empresarial trabalha com focos bem definidos, favorecendo o direcionamento com finalidade de conquistar os resultados pretendidos. Além do consultor contratado direcionar seus esforços apenas na questão que precisa ser solucionada, o seu tempo é otimizado, sendo gasto apenas com intenção de resolver pontos necessários durante a elaboração do projeto.
  • Neutralidade de avaliação: o fato dos consultores serem externos ao negócio (o que não significa menos capacidade de ajudar a empresa) e não possuírem vínculos emocionais e empregatícios, enaltece o raciocínio lógico, favorecendo uma avaliação mais imparcial da situação e do caminho necessário a se percorrer na busca dos resultados.
  • Melhoria nas tomadas de decisão: esse serviço disponibiliza as ferramentas necessárias nas tomadas de decisão. Sem influência de vícios, rotinas ou de questões externas, o trabalho do consultor é centrado e fundamentado em resultados obtidos em ações desenvolvidas com outras empresas, bem como, com a experiência na atuação e análise do mercado. Com a atenção no que se precisa resolver, as tomadas de decisão se tornam mais claras, e até mesmo, fáceis de serem executadas.

Como escolher uma consultoria? 

Como escolher uma consultoria empresarial

Existem algumas questões que você pode levar em consideração ao analisar uma possível consultoria empresarial que possa atender sua empresa. É muito importante que você releve todos os itens citados aqui, pois eles permitem escolhas mais assertiva deste profissional.

  • Experiência: se você contratar uma empresa de consultoria empresarial ela vai lhe oferecer certa seleção de profissionais capacitados prontos pra lhe atender nas áreas mais pertinentes da empresa. Definindo o ponto que precisa de ajuda na sua empresa, será definido o consultor que atenda essa necessidade. Neste caso, analise a experiência que ele possui em atender questões semelhantes em outras empresas. Questione se existem ações parecidas já realizadas que trouxeram resultados concretos;
  • Tempo de mercado: quanto mais tempo de mercado, mais experiência, certo? O tempo que o consultor/empresa de consultoria empresarial está atuando conta, pois significa que ela viveu as oscilações do mercado e percebeu as necessidades das empresas durante a crise econômica, por exemplo. Quanto mais tempo ela tiver, mais expertise do mundo dos negócios ela apresentará;
  • Formação do consultor: você deve consultar a formação do consultor, pois apesar do conhecimento não ser provado apenas por esse meio, a comprovação de formação em cursos da área servem como base afim de  compreender que o trabalho do consultor é fundamentado em sabedoria de formação e de vida;
  • Custo: Não poderia faltar essa parte, pois ele também é um fator decisivo na sua escolha. Analisar a relação custo/benefício é importante, já que de nada adianta pagar um preço alto se a entrega de resultados for irrelevante. O ideal é que haja um equilíbrio. Que o preço a ser pago por determinada consultoria empresarial seja justo em relação a entrega de resultados obtidos através do auxílio dela.

Por que devo contratar uma consultoria empresarial?

A maior problemática enfrentada pelos empreendedores na atualidade é a gestão do negócio em si. Existe grande demanda dos esforços do gestor, em todas as áreas da empresa, e isso tem sido a causa da mortalidade da maioria das empresas, pois ele deixa questões incompletas.

De acordo com as informações publicadas no site do DataSebrae, sobre a pesquisa Sobrevivência das Empresas no Brasil, 2016, as principais causas de mortalidade das empresas são: falta de planejamento, nunca negociar prazos com fornecedores, nunca obter empréstimos de bancos, não fazer cursos sobre gestão de negócios, não investir em capacitação de mão de obra, não aperfeiçoar produtos, nunca se atualizar, jamais acompanhar despesas e receitas com rigor e os produtos não possuírem um diferencial.

Contratar uma consultoria empresarial é ter a tranquilidade de poder contar com alguém que entende da situação e que, através da avaliação, vai conseguir lhe apresentar ações com o objetivo de melhorar as questões conflitantes que estão prejudicando sua empresa.

No exemplo acima, sobre você se desdobrar a fim de atender todas as áreas do seu negócio, o consultor pode auxiliar fazendo a análise. Através da consultoria empresarial, ele vai identificar quais serviços podem ser otimizados, quais que podem ser executados por outras pessoas, e até mesmo, se sua empresa não está precisando contratar mais pessoas, já que existe certa demanda não suprida, por exemplo.

Esse foi um exemplo, mas são inúmeras as situações que a consultoria empresarial pode colaborar de forma expressiva. Muitas vezes, são pequenos detalhes, que em meio a correria do dia a dia e o foco nas metas e resultados, passam despercebidos. O consultor, após a análise, consegue perceber tanto questões pequenas, quanto maiores, indicando soluções interessantes e vantajosas no sentido de reestruturar seu negócio.

CONCLUSÃO

A consultoria empresarial, como mencionado, não serve apenas nas situações ruins enfrentadas pela empresa. É preciso desmistificar isso. A partir do momento que ela é incluída nas necessidades essenciais ao bom andamento da empresa,  ao passar do tempo, é possível verificar seus benefícios.

Vale frisar que ela é indicada a todos os tipos e tamanhos de empresas. Grandes empresas podem precisar de ajuda no controle e análise dos gastos, enquanto uma pequena empresa pode necessitar de ajuda no sentido de fazer seu planejamento estratégico inicial.

Se você está pensando qual será o seu próximo passo, considere a possibilidade de contratar uma consultoria empresarial. Tomadas de decisão deixaram de ser motivo de desconforto.

Fale com nosso consultor!

Postagens relacionadas
Existe um passo a passo para ser um líder de sucesso?
Existe um passo a passo para ser um líder de sucesso?
Trabalho X Qualidade de vida: como melhorar sua gestão de tempo
Trabalho X Qualidade de vida: como melhorar sua gestão de tempo
Liderança: é possível desenvolvê-la?
Liderança: é possível desenvolvê-la?
6 características que diferenciam um líder de um chefe
6 características que diferenciam um líder de um chefe
O Mercado de Trabalho exige mais do que conhecimento!
O Mercado de Trabalho exige mais do que conhecimento!
As 10 melhores dicas para Gestão de Pessoas!
As 10 melhores dicas para Gestão de Pessoas!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web